Cultura marítima e fluvial
Pesca e aquicultura
A Cañiza
Arbo
As Neves
Crecente
Melgaço
Monção
Salvaterra do Miño
Do 15 de Março até 31 de Maio

Sistema de pesca fluvial praticado há mais de um milénio pelas comunidades ribeirinhas do Rio Minho. As Pesqueiras são construções de pedra que se projetam das margens do leito do rio onde se localizam duas artes de pesca: “o boteirão e a cabaceira”.

O saber tem passado de geração em geração e revela um profundo conhecimento da natureza, do espaço ecológico do rio e da adaptação da técnica à especificidade do meio. A importância da pesca beneficia outras áreas da comunidade como eventos gastronómicos em torno dos peixes capturados, as práticas de manuseamento da terra e a sociabilidade transfronteiriça dos pescadores das duas margens do rio.

Os primeiros documentos sobre a construção das pescarias datam da Idade Média. Nesta época, a sua posse estava ligada a mosteiros e casas feudais, sendo as lampreias uma forma de pagamento de determinados impostos.

Hoje em dia, as pescas fazem parte de um regime de propriedade por herdeiros. O mais comum é que sejam bens coletivos, onde sempre há um responsável legal que atua como patrono.

bibliografia

  • Pesqueiras: Concello de Arbo. (s. f.). https://www.concellodearbo.es/eportal/portal/index.php?id_seccion=114
  • https://asneves.gal/turismo/que-ver/patrimonio-cultural/

Créditos da imagem de destaque

Helena Imperadeiro | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/