Usos sociais, rituais e eventos festivos
Rituais coletivos
A Guarda
Caminha
O Porriño
Ponte de Lima
Tui
Viana do Castelo

O Caminho Português tem três variantes: o Caminho Português Interior, o Caminho Português da Costa e o Caminho Português Central, este último popularmente conhecido como Caminho Português.

A peregrinação jacobeia de Portugal, embora presumivelmente já existisse na Alta Idade Média, intensificou-se após a independência do país em meados do século XII. Desde então, o culto jacobeu e a peregrinação a Compostela, considerada uma das marcas da cultura europeia, tiveram uma projeção muito importante em terras lusitanas. Durante séculos, os portugueses contribuíram para esta vivência coletiva com elevados níveis de participação, sempre apoiados com uma singular fortuna pelo exemplo de reis, nobres e altos cleros. Basta lembrar que a maior parte da rede viária de Portugal assistiu, desde o século XII até aos nossos dias, ao percurso de peregrinos dos vários núcleos populacionais do país até à meta compostelana. As suas motivações eram principalmente religiosas. No entanto, graças a este fluxo denso e secular de pessoas que povoaram o Caminho de Santiago criado entre Portugal e a Galiza, estabeleceram-se também fecundos laços de intercâmbio cultural, económico e de pensamento.

bibliografia

  • Caminho Português. (s. f.). Associação Portuguesa Dos Amigos Do Apostolo Santiago (APAAS). https://apaasportugal.wordpress.com/
  • https://www.caminodesantiago.gal/documents/17639/896633/CamioPortugus?version=1.1
  • http://www.amigosdelcamino.com/attachments/article/143/CaminocentralPortugues.pdf

Créditos da imagem de destaque

www.visitepontedelima.pt