Usos sociais, rituais e eventos festivos
Rituais coletivos
O Rosal

O entrudo (entroido) é uma festa muito popular em toda a Galiza, com particularidades que o diferenciam entre as localidades. A Câmara Municipal do Rosal celebra a Festa do Entroido nos bairros de Fornelos e Novás, onde se destacam diversas atividades tradicionais organizadas pelas comissões de festas.

No Domingo Gordo, domingo antes do carnaval, realiza-se a “Subida de Maio em Novás”. O maio é um enorme tronco de pinheiro sem ramas e despido de casca que é decorado com flores e frutas sobre uma manta de galhos de “buxo” presos com laços de vime. Depois de limpo e decorado, este enorme tronco de pinheiro ergue-se com a ajuda de todas as pessoas.

A Corrida do Galo de Fornelos realiza-se na segunda-feira. É uma competição em que os participantes “ginetes” montados em burros devem tentar quebrar uma panela de barro onde está o galo com o auxílio de paus de madeira. O galo agora é representado por uma figura de papel.

Na tarde de terça-feira celebra-se a tradicional “frixidela”, uma festa popular que junta muitos participantes e em que se preparam tortilhas caseiras de ovo com chouriço no mesmo “torreiro” – no largo central de Fornelos.

bibliografia

  • SOCIEDADE ANTROPOLÓXICA GALEGA SAGA. (2013, 1 marzo). Toño Vázquez: O Entroido en Pontevedra.