As Feiras Novas realizam-se anualmente no segundo fim de semana de setembro em Ponte de Lima. É a manifestação mais representativa da identidade cultural, histórica e religiosa da comunidade. A organização é da responsabilidade da Associação Concelhia das Feiras Novas e conta com a colaboração da Freguesia de Santa Maria e do município. As festividades tiveram origem na festa de Nossa Senhora das Dores, tradição secular que homenageia a Santa. Em 1825, os habitantes da vila pediram ao rei que fizesse uma feira de três dias durante as festividades e em 1826 receberam autorização. A festa evoluiu para incluir aspectos seculares e é conhecida como Feiras Novas. Inclui uma grande variedade de atividades, de música e fogo-de-artifício a concursos de gado e garranos, culminando com um ritual religioso dedicado a Nossa Senhora das Dores na segunda-feira. As festividades estão associadas à época das vindimas e os três dias de feira são aproveitados para vender os produtos do ano.
bibliografia
- BARBOSA, António Francisco Dantas, 2013, Tempos de festa em Ponte de Lima (Séculos XVII-XIX), Braga, Universidade do Minho.
- MORAIS, Adelino Tito de, 2011, Pequena história das Feiras Novas e das mini Feiras Novas em França, Ponte de Lima, Edição do Autor.
- Lima, M. D. P. de. (s. f.). Website Oficial Feiras Novas. https://www.feirasnovas.pt/index
Créditos da imagem de destaque
www.feirasnovas.pt