Durante as guerras entre D. Fernando I de Portugal e Henrique II de Castela, Pedro Rodrigues Sarmento liderou o cerco à vila de Monção. Deuladeu Martins, esposa do capitão-mor da vila, Vasco Gomes de Abreu, foi uma das mulheres corajosas da história que mostrou ter um coração valente e agiu como tal em momentos de perigo.
Infelizmente, a situação chegou a um ponto em que a resistência armada era inútil, e a fome estava prestes a vencer. Deuladeu Martins, que distribuía o pouco pão que tinha aos soldados para adiar o inevitável, acabou sem quase nada no seu celeiro. No entanto, a sua coragem e determinação foram ainda mais evidentes nesse momento. Ela teve a ideia de fazer pães com a pequena quantidade de farinha que encontrou e entregou-os aos sitiadores castelhanos. Ela disse que eles poderiam ter mais se precisassem, já que estavam bem abastecidos. Essa ação surpreendeu os inimigos, que pensaram que Monção tinha muito mais mantimentos do que realmente tinha, e perderam a esperança de submetê-la. Como resultado, levantaram o cerco e foram embora.
Assim, a Providência, que muitas vezes usa pessoas comuns para fazer coisas grandiosas, usou Deuladeu Martins para salvar Monção de cair nas mãos dos inimigos despiedados. A sua coragem e determinação tornaram-na numa figura notável na história de Portugal.
bibliografia
- Lenda de Deu-La-Deu Martins. (s. f.). https://www.altominho.pt/pt/viver/lendas-e-tradies/lenda-de-deu-la-deu-martins/
- Municipios e Freguesias. (s. f.). deu la deu martins a heroina de moncao. https://www.municipiosefreguesias.pt/lenda/1/deu-la-deu-martins--a-heroina-de-moncao
Créditos da imagem de destaque
Wikimedia Commons https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en