Usos sociais, rituais e eventos festivos
Manifestações musicais e afins
Mondariz
O Porriño
Salceda de Caselas
6 de Xaneiro

Os ranchos de reis são grupos de músicos e dançarinos que percorrem os lugares nos dias cinco e seis de janeiro a pedir propina e a dançar a noite toda até a manhã de Reis. Nalgumas paróquias, na Epifania, começa-se dançando dentro da igreja diante da Virgem e depois acompanhando-a em procissão. A dança e a gaita de foles no interior sobreviveram ao longo dos séculos às proibições das autoridades que as consideravam uma profanação. Antes de começarem as danças em cada lugar, são executadas as canções dos reis.

As danças dos reis estão incluídas nas danças brancas, devido aos seus trajes, música e coreografia. Há danças de reis de paus, castanholas, arcos e fitas.

Os trajes são na sua maioria desta cor, com chapéus decorados com espelhos, plumas e tecidos coloridos e com um pano dobrado em forma de faixa no peito. As mulheres podem usar muitos colares e jóias. Por exemplo, em Salceda de Caselas a senhora, interpretada por uma menina, usa muitas jóias emprestadas de famílias ricas e por isso vai acompanhada de dois homens, que a escoltam. Em outros lugares, as calças são curtas e vermelhas.

bibliografia

  • Camafeita, Olga (2010). "Cantar de reis". Dicionario da música popular en Galicia (PDF). Rinoceronte editora.
  • Gómez Macias, Ignacio Portela (2018). "A nosa música. Achegándonos á tradición. O Nadal". Eduga: revista galega do ensino (76).
  • Que é? II. (s. f.). https://www.edu.xunta.gal/espazoAbalar/sites/espazoAbalar/files/datos/1517917971/contido/tema4/que__ii.html