Usos sociais, rituais e eventos festivos
Festividades cíclicas
Arcos de Valdevez
Do 31 de Agosto ao 8 de Setembro

A Romaria da Senhora da Peneda é uma peregrinação anual que acontece entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro num santuário dedicado a esta virgem. Com origem provavelmente no início do século XIII, a romaria é um evento tradicional que atrai romeiros dos concelhos vizinhos. Acredita-se que o poder taumaturgo da Senhora da Peneda é capaz de curar todo tipo de doenças e também atender a pedidos variados, isto torna-a numa figura muito especial. Por esse motivo, os romeiros vão ao santuário para cumprir promessas e dar esmolas durante todo o ano, mas é durante os dias da romaria que ocorre a maior mostra de fé e devoção. Esta qualidade milagreira faz com que muitas pessoas desejem viver a experiência de peregrinação pelos montes e vales que compõem a Serra do Soajo, onde o santuário está localizado. Os preceitos da romaria, no seu formato de Novena, contribuem para a sua peculiaridade e ajudam a tornar a experiência ainda mais intensa. Os romeiros acordam muito cedo para rezarem junto de cada uma das vinte capelas da via-sacra, passeiam pela capela da Senhora das Dores e, posteriormente, a igreja, a dar nove voltas sempre em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Além disso, há muitas outras tradições e atividades que acontecem durante a romaria, como a Procissão das Velas, o Cortejo dos Mordomos e a Benção dos Gados. O sentimento de fé partilhada é o elemento central e realça as afinidades de pertença entre os membros de comunidades vizinhas, que são na sua maioria, formadas por elementos do mundo rural e montanhoso. A permanência do sentido de localidade é particularmente sensível na noite do arraial, que acontece no dia 6 de setembro, com manifestações musicais de grande significado para essas comunidades, que participam e executam cantos e danças.

bibliografia

  • Afonso, M. J., (1993), “História do santuário e novena de Nossa Senhora da Peneda”, Arcos de Valdevez, s/editor, 2.ª edição.
  • Arieiro, José Borlido Carvalho, (1996), “Real Irmandade de Nossa Senhora da Peneda na Freguesia da Gavieira”, Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
  • Barbosa, J. A., Maciel, C. & Pires, P. J., et al., (2011), “A Novena da Peneda”, Confraria da Senhora da Peneda.
  • Crespo, José, (1979), “Romarias do Alto Minho. A Senhora da Peneda.”, Cadernos Vianenses, tomo II., pág. 182-187

Créditos da imagem de destaque

www.matrizpci.dgpc.pt