É difícil situar com absoluta precisão a data de início da Romaria e das festas em honra de S. Bartolomeu e o mais seguro é afirmar que serão contemporâneas da construção da capela de S. Bartolomeu na segunda metade do século XVII.
Durante seis dias a Vila corporiza uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a gastronomia, o folclore, as concertinas, os cantares ao desafio, a feira das tasquinhas e do artesanato, a feira do linho ou os jogos tradicionais, entre muitas outras atividades. Mas o grande cartaz das festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de Agosto com o desfile e atuação das Rusgas pelas ruas da Vila, arrastando multidões e prolongando a folia a noite toda. A noite de 23 é o momento alto da romaria, onde os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua. Durante a tarde deste dia tem lugar o cortejo etnográfico, onde desfila o melhor das tradições do concelho, com a apresentação de um conjunto de ciclos dos usos e costumes da região.
O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene procissão ocupa o principal destaque, com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos. Para encerrar a festa, uns momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do fogo de artifício.
bibliografia
- Morango, H. (2017). Ó meu S. Bartolomeu : memórias de dias de festa. Ponte da Barca Munícipio.
- Romaria de São Bartolomeu. (s. f.). https://romaria-saobartolomeu.pt/romaria/
Créditos da imagem de destaque
www.romaria-sanbartolomeu.pt