Usos sociais, rituais e eventos festivos
Manifestações musicais e afins
Mondariz
Fevereiro

Um “serão” é uma reunião, conduzida pelos jovens de uma localidade, destinada a celebrar uma dança. São reuniões de bairro para celebrar uma dança com a música produzida pelos mesmos participantes. Geralmente baseada em percussões como pandeiretas, pandeiros ou vários idiofones. Entre os meses de novembro e março, quando os dias são curtos e o trabalho de campo diminui, os jovens das aldeias reuniam-se para organizar um baile onde cantavam, tocavam e, acima de tudo, se apaixonavam. Essas danças rurais recebiam diferentes nomes, conforme a zona: ruada, foliada, fiadeiro, polavila, trisca,… E naquelas freguesias do Condado e Paradanta, Baixo Minho e alguns concelhos vizinhos, as danças de inverno ao som do pandeiro eram conhecidas como serões.

Em Mondariz, As Pandereteiras de Toutón são um grupo de música popular e tradicional que remonta ao século XIX (ano de 1892). Este agrupamento surge da tradição de dançar durante as lavras e as desfolhadas que duravam até ao mês de abril (colheita do centeio, recolha do linho). Mas é só no ano de 1920 que surgem os primeiros serões, embora oficialmente datados de 1940. Apesar de todos os esforços dos moradores para poder celebrá-los, entre os anos de 1963 e 1964 os grupos da primeira geração dissolveram-se devido à pressão da Guarda Civil e da Igreja, que não os consideravam adequados.

O Serão dos Namorados surgiu em 1996 de forma totalmente improvisada. Já desde finais dos anos oitenta que a freguesia recebia regularmente visitas de pessoas que recolhiam música tradicional, ao voltarem a reunir-se decidiram organizar um serão. Aos poucos, as pessoas começaram a chegar de longe a Toutón e o serão tornou-se uma referência para a música tradicional de raiz.

bibliografia

  • As pandereteiras de Toutón. (s. f.). http://centros.edu.xunta.es/cpidemondariz/mondariz/touton/pandereeteirasdetouton.htm
  • Galega, C. D. C. (s. f.-b). O proxecto audiovisual Axudádeme a cantar pon en valor o legado das tocadoras. http://consellodacultura.gal/noticia.php?id=9413
  • J. (2022b, marzo 10). Os Seráns de Galicia. https://xacobeo.accioncultural.es/os-serans-de-galicia/