Todos os anos, as ruas centrais de Ponteareas amanhecem em Corpus Christi, cobertas com espetaculares tapetes florais em cima dos quais passará a procissão do Santíssimo Sacramento. Centenas de habitantes colaboram a noite toda na criação do que resulta em mais de um quilômetro de tapetes. A tradição, com mais de 150 anos, continua graças ao voluntariado popular em que participam crianças e adultos, cada um com uma missão, mas todos com o objetivo de terminar antes das nove da manhã de domingo.
A procissão faz paragens em vários altares e é banhada por uma chuva de pétalas lançadas das varandas, num espectáculo de cor que o público assiste entusiasmado pelas calçadas. No final, a beleza e o valor artístico dos tapetes esbatem-se, restando apenas o seu testemunho nas fotografias tiradas pelos milhares de espectadores.
Em junho de 2023, a declaração do Corpus Christi como “Bem de Interesse Cultural do Património Imaterial” entrou na sua fase decisiva, sendo os tapetes florais o elemento chave deste reconhecimento.
bibliografia
- Maruja Pino Piñeiro, "El Corpus de Puenteareas en su Historia" , 1991